Mais de 70 inscritos para Copa Cerveja Brasil

Os primeiros dias de cadastro aberto de amostras para a Copa Cerveja Brasil mostram a força do movimento cervejeiro independente no país. Foram mais de 70 cervejarias enviando os seus dados para concorrer aos prêmios. O julgamento e o concurso são organizados pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e a avaliação acontece entre 17 e 19 de outubro, em Brasília (DF). A premiação será em 20 de outubro, também na capital federal.

 

As cervejarias têm até o dia 31 de julho para se inscreverem com valor especial. Cada amostra poderá ser enviada por R$ 150,00 para associados e R$ 250,00 para não associados. Todas as informações estão no link www.copacervejabrasil.com.br.

 

A expectativa da organização é superar 300 cervejarias. Marta Ibãnez, coordenadora do Núcleo de Sommeliers da Abracerva, destaca que o movimento cervejeiro nacional está ganhando notoriedade e a Copa Cerveja Brasil tem o objetivo de valorizar as marcas que fazem um trabalho independente e produzem cervejas de excelente qualidade.

Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, comenta que a ideia é promover uma avaliação saudável dos rótulos que sirva como parâmetro para que as marcas cresçam em qualidade. “As amostras serão analisadas e os vereditos compartilhados com os cervejeiros”, comenta. Outro objetivo é esclarecer os produtos para o consumidor. “Ao mesmo tempo, queremos fortalecer para o público as diferenças entre nós, que produzimos focados na qualidade, e as marcas comerciais, que acabam transformando a cerveja em uma commodity”, acrescenta.

 

As amostras deverão ser entregues em Brasília (DF), de 1º a 11 de outubro. O julgamento ocorre de 17 a 19 do mesmo mês. A cerimônia de premiação será no dia 20 de outubro, também no Distrito Federal.

 

A análise das amostras estará sob a coordenação de Igor Puorro. Formado pela Brewlab, escola do Reino Unido, ele é Juiz Certificado BJCP (Beer Judge Certificate Program) e já julgou mais de 30 concursos nacionais e internacionais. Junto com ele, serão convidados ainda cerca de cinquenta avaliadores.

 

Além das cervejas, que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, também haverá três prêmios de Best Of Show (primeira, segunda e terceira cerveja com maiores notas, independentemente do estilo). Serão coroados ainda a Cervejaria, o Brewpub e a Cigana do ano, de acordo com a avaliação dos rótulos.

 

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das micro-cervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.

 

Carol Sperb
Melz Assessoria de Imprensa 

Noticias Relacionadas

Comentários

Comentários

Américo Rabelo
Publicitário e criador do Portal Love Beers

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme

Pin It on Pinterest