Estilos de cervejas ideais para o verão

A estação mais quente do ano chegou com tudo e para refrescar, nada mais apropriado e tradicional abrir e tomar uma boa cerveja, de preferência “trincando”.

 

Sabemos que o consumo aumenta consideravelmente no verão e são as marcas comerciais populares as mais procuradas, principalmente as cervejas fabricadas com cereais não maltados, mas como o nosso “mote” é falar sobre cerveja com qualidade e mais pegada no aroma e sabor, quais seriam então os estilos ideais que atendam esta demanda nesta época do ano

 

Uma boa dica é fazer a opção por cervejas do tipo lager que tem baixa fermentação e em geral são mais leves e muito mais refrescantes, agrada e satisfaz perfeitamente o paladar da maioria. Prova disso, a Pilsen é disparado o estilo mais consumido no Brasil e no mundo por ser mais leve e fácil de tomar, mas encontramos algumas outras opções de cervejas, próprias para serem apreciadas neste “calorzão” insuportável.

 

Preparamos uma lista com algumas sugestões de estilos de cervejas que combinam com a estação, são fáceis de beber, de encontrar e tem preços super acessíveis.

 

Pilsen

Como já falamos acima, a Pilsen é o estilo mais consumido no mundo. Uma cerveja extremamente límpida e cristalina. A cor dourada chama muito a atenção, aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo. O aspecto belíssimo da cerveja, que remete a ouro líquido, pôde ser apreciado plenamente nos copos de cristal transparente.

 

Imagem reprodução

Uma boa opção de cerveja Pilsen, é a da cervejaria Klein. Que segue a lei da Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, que permite somente água, malte, lúpulo e levedura em sua fabricação. Ela pertence à família das Lagers e leva maltes e lúpulos importados da Alemanha.

IBU:

Teor alcoólico: 4,6%

Temperatura: 0 – 4 °C

 

 

Vienna Lager

É uma cerveja clara, leve e refrescante, com final seco e que pede o gole seguinte. Combina muito com o calorão!

 

Imagem reprodução

A sugestão do portal, é Vienna Lager da cervejaria Wensky, de cor avermelhada e leve amargor, tem nobre aroma de lúpulo e notas finas de malte especial Vienna.

IBU: 28

Teor alcoólico: 5,5%

Temperatura: 3 – 5 °C

 

 

Weizenbier

As cervejas de trigos, são refrescantes e leves, suas notas de banana e cravo agrada muito a galera que começou a beber cervejas artesanais.

 

Imagem reprodução

A nossa dica é beber a Weizenbier da Eisenbahn. Uma cerveja refrescante, sua textura e corpo são mais densos, ela é admirada pela mistura dos cereais. Não é filtrada, conserva em cada copo o fermento utilizado no processo de fabricação, ganhando cor e um sabor sem igual.

IBU: 9- 11

Teor alcoólico: 4.8%

Temperatura:  5-7 °C

 

 

Witbier

Estilo de trigo também, a Witbier é de origem belga, combina muito com o calor, pois as sua receita além de leve, carrega raspas de frutas cítricas, em sua maioria laranja, também traz muitos temperos, como por exemplo coentro. A fruta oferece grande refrescância na cerveja, o que é claro, cai super bem em um dia quente.

 

Imagem reprodução

A cerveja que vamos indicar é lá de Belém (Pará), da cervejaria Amazon. A Taperebá Witbier, é uma cerveja aromatizada com taperebá, conhecida como cajá. A nova cerveja utiliza dois tipos de malte, o trigo e a cevada.

IBU: 12

Teor alcoólico: 4.7%

Temperatura:  5-7 °C

 

 

Saison

Um estilo leve, porém complexa. São de origem belga, refrescante, mas cheia de diferentes aromas e sabores. O frutado e condimentado fica bem evidente, devido às leveduras.

 

Imagem reprodução

A cervejaria Barco Brewers tem uma ótima saison, a Ça Va é descrita como suave, refrescante e elegante. Uma cerveja de cor dourada e opaca, sua espuma é cremosa e duradoura. O cominho, coentro e o lúpulo Saaz garantem um aroma e notas condimentadas e terrosas. A adição de açúcar na fervura faz dela uma cerveja seca e refrescante.

IBU: 30

Teor alcoólico: 6.7%

Temperatura:  5-7 °C

 

 

Pale Ale

Um dos estilos mais consumidos hoje em dia. American e a English Pale Ale, são cervejas leves e refrescantes, porém não abre mão do aroma e do sabor. A base de malte é temperada pelos lúpulos, mais frutado nas APAs, ou mais florais nas English Pale Ales.

 

Imagem reprodução

A cervejaria catarinense Itajahy, tem uma ótima opção de APA. Itajahy Brava tem  a coloração acobreada e leve. Possui amargor potente e muito aromática. Seu aroma lembra frutas cítricas, uma característica dos lúpulos americanos.

IBU: 45

Teor alcoólico: 5.3%

Temperatura:  5-7 °C

 

Gostaram da nossa sugestão Conta aqui sua experiência nos comentários e compartilhe essa dica com seus amigos. Aproveite o verão, porém na hora de beber, beba menos, tenha moderação!

Noticias Relacionadas

Comentários

Comentários

Américo Rabelo
Publicitário e criador do Portal Love Beers

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme

Pin It on Pinterest