Fábio Guimarães, o artista dos rótulos

Olá, apaixonados por cervejas !

 

Foi com enorme satisfação que recebi e aceitei o convite para ser um dos colaboradores do Love Beers. Aqui vou apresentar alguns trabalhos e tratar de diversos assuntos relacionados ao design gráfico e à comunicação para o segmento cervejeiro artesanal.

 

Sou Fábio Guimarães, de Belo Horizonte, designer gráfico e cervejeiro. Estudei técnico em arquitetura no INAP (BH), fotografia em curso particular (BH), economia na PUC-Minas e design gráfico na FMU (SP). Hoje atuo como designer, buscando segmentar meus trabalhos no mercado das cervejas e me dedicando quase que exclusivamente desde 2010, fato pelo qual acredito ser o primeiro designer gráfico brasileiro a se especializar no setor.

 

Criei a marca BEER Comunicação e Design e hoje o meu portfólio conta com bem mais de 450 rótulos entregues para homebrewers, cervejeiros ciganos e cervejarias de todos os portes, atendendo e já tendo atendido grandes marcas como Bier Hoff, Wäls, Schornstein, entre outras. Além de rótulos, desenvolvo marcas, material publicitário e promocional, para eventos e casas especializadas como lojas e bares, embalagens, mídias digitais e tudo o que se possa imaginar no campo da comunicação visual, sempre com foco no cliente do setor cervejeiro.

 

Cada cervejaria ou produto pede uma identidade única exclusiva.

 

E como isso se deu

 

Através de um amigo, em 2008, fui apresentado à cerveja artesanal, um caso de amor à primeira vista. A partir desse dia busquei conhecer mais, sempre comprando uma nova marca e estilo para provar, ingressei em fóruns na internet, participei de alguns eventos e degustações e assim fui aprendendo e me interessando cada vez mais. Em 2010 tive a oportunidade de criar o primeiro rótulo para uma “nanocervejaria” do Rio Grande do Sul, cervejaria esta cuja parceria dura até hoje. Foi então que decidi unir o útil ao agradável, aproveitar minhas habilidades de designer e me especializar na criação de rótulos e demais peças gráficas para esse mercado.

 

Naquela época, no Brasil, não se dava tanta importância à apresentação das cervejas, não existiam cursos, workshops ou nada parecido voltado ao design de rótulos, não se comentava muito o assunto. Assim comecei um estudo de observação, comparando rótulos das cervejas nacionais às importadas, procurando sites estrangeiros especializados e estudando as tendências de design de cada escola cervejeira. Criei uma marca fictícia para treino e também compor portfólio, que publicava em um blog e logo começaram as indicações.

 

2º Lugar na primeira edição do Prêmio Randy Mosher Design de Rótulos em 2014

 

Pouco menos de um ano após decidir segmentar meus trabalhos ao setor cervejeiro voltei a morar na minha cidade natal e isso, de certa forma, contribuiu na carreira já que o cenário cervejeiro em Belo Horizonte e região estavam, acreditem, mais intenso do que o da Grande São Paulo, com inúmeros produtores caseiros, muitas lojas especializadas e várias cervejarias sendo inauguradas. Com isso tive a oportunidade de atender novas contas, pequenas à médias e ter o meu trabalho divulgado em todo o país. Também foi nessa época que me “aventurei” numa primeira brassagem, aprendi o processo de produção e posteriormente firmei parceria com um amigo numa cervejaria caseira. Porém, reconheço que o meu maior talento não é produzir o que vai dentro da garrafa e embora hoje ainda participe de uma ou outra brassagem, estou mesmo é concentrando meus esforços na produção do que está do lado de fora delas, os rótulos!

 

No mais, é um grande prazer estar aqui, levando um pouco do meu trabalho e do meu conhecimento a todos os leitores do Portal Love Beers.

Deixe aqui seu comentário, compartilhe a matéria com os amigos e fique a vontade para sugerir mais pautas dentro do universo do design aliado ao mundo das cervejas artesanais.

 

Até o próximo encontro!

 

Noticias Relacionadas

Comentários

Comentários

Américo Rabelo
Publicitário e criador do Portal Love Beers

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme

Pin It on Pinterest