O produto no ponto de venda

As pesquisas concordam que o PDV é responsável por 70% do poder de decisão de compra das pessoas. É nesse ambiente que o produto estabelece vínculos e cria conexões com os desejos e necessidades do consumidor.

 

Alguns dos meus rótulos na loja Mamãe Bebidas – Belo Horizonte/MG. Imagem: Fábio Guimarães

 

Os fatores que mais influenciam na decisão de compra são a marca, o preço, a promoção e a embalagem, dessa forma não é difícil imaginar que uma comunicação bem feita no ponto de venda vai contribuir em muito para que um produto (e aqui estamos falando de cerveja artesanal) tenha bom desempenho. Por isso muitas marcas já reconhecem que o rótulo é uma ferramenta de marketing essencial, ele é o “vendedor silencioso”, o elemento final de comunicação no processo de compra, é através do rótulo que as cervejas se apresentam ao seu público, podendo agregar valor através de diferenciais competitivos que as façam se distinguir das concorrentes ajudando na escolha do consumidor.

 

Informações no contra rótulo ajudam na escolha – loja Gêmeos e Cia – Belo Horizonte/MG. Imagem: Fábio Guimarães

 

Um bom rótulo, que cumpra eficientemente o seu papel enquanto ferramenta de venda, precisa refletir o conceito da marca, ser informativo, atender a legislação e, principalmente, ter impacto visual atraente conferindo personalidade, valorizando assim o produto. Ele precisa estar contextualizado ao público que se propõe atingir, e é nesse âmbito que muitas cervejarias nacionais já se preocupam com o design enquanto estratégia de venda, buscando exclusividade na expectativa de ser referência no mercado.

 

Portanto, preocupar-se com a apresentação de suas cervejas no ponto de venda fará muita diferença, aliado a alguns dos outros fatores marca, preço e promoção, o rótulo pode ser determinante na decisão de compra.

 

 

Amigo leitor, deixe seu comentário sobre esta matéria. Contribua também com sugestões para novas pautas. A sua opinião é muito importante para nós. 

Noticias Relacionadas

Comentários

Comentários

Fábio Guimarães on FacebookFábio Guimarães on Instagram
Fábio Guimarães
- Designer gráfico, fotógrafo e cervejeiro caseiro. Criou a marca BEER Comunicação e Design e desde 2010 vem atuando para o segmento das cervejas artesanais.
- Colaborador editorial deste Portal, escrevendo sobre design gráfico empregado no meio cervejeiro.

http://www.beercd.com.br

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme

Pin It on Pinterest