O primeiro trabalho em label design

Muitas pessoas me perguntam como e qual foi o meu primeiro trabalho em label design. Em 2010, atuando já há alguns anos como free lancer em design gráfico, eu participava de alguns fóruns do finado Orkut quando me deparei com uma foto de uma garrafa sem rótulo e um copo cheio ao lado. Naquela época a Alenda Weisse (ainda chamada Alenda Bier) dava os seus primeiros passos na produção de cervejas de trigo, seu produtor e eu já tínhamos uma relação de “amigos de grupo virtual” e assim me encorajei a oferecer meus serviços para criar os seus rótulos. O Eduardo então me confiou a criação para três estilos: Weissbier, Dunkelweizen e Weizenbock.

 

Mas devo admitir, esses primeiros rótulos não ficaram muito empolgantes. Certamente por falta de um briefing mais bem elaborado, pouca investigação e até mesmo a inexperiência nesse tipo de trabalho. Sugeri uma faca especial e gargalo em forma de lacre. o logotipo da cervejaria é um brasão de família e deveria ganhar destaque, o nome do estilo viria logo abaixo envolto em ramos de trigo. As artes foram concluídas e impressas, mas faltou aquele algo mais, assim, pouco tempo depois, tomei a iniciativa de oferecer um redesenho ao cliente e sem nenhum custo pois sou da opinião de que “aqui se erra, aqui se conserta.”

 

Unidade visual na identidade da Alenda Weisse

 

Com um pouco mais de tempo e com um briefing mais bem elaborado os novos rótulos ganharam riqueza nos detalhes, ficando mais elegantes e conferindo maior apelo comercial. Mantivemos o corte sextavado com pequenas alterações laterais e nos ângulos, o logotipo foi ligeiramente reduzido, buscando maior harmonia e equilíbrio. Para homenagear a Alemanha, país de origem das cervejas de trigo e da família do cervejeiro, utilizamos fotos da arquitetura daquele país, com raios de sol nascendo por trás das imagens. Por fim utilizamos uma discreta textura de fundo. Já as garrafas foram substituídas para um shape muito utilizado por cervejarias germânicas, garrafa esta conhecida por aqui como modelo alemão de 500ml.

 

Meus primeiros rótulos foram elaborados para a Cervejaria Alenda Weisse

 

Após 8 anos continuo criando as artes da Alenda Weisse e durante todo esse período o portfólio da cervejaria cresceu muito. A princípio a identidade deveria se manter a mesma, até que vieram estilos inusitados e decidiu-se que, no lugar da arquitetura alemã, utilizaríamos imagens que correspondessem à receita de determinada cerveja, ou o seu aditivo de sabor, ou simplesmente que tivesse relação com o estilo. Logo depois surgiram algumas receitas sazonais “especialíssimas” onde decidimos sair daquela identidade inicial e criar rótulos com visuais diferentes.

 

Hoje a Alenda Weisse produz dezessete estilos, entre sazonais e de série, das quais treze mantém, nos rótulos, a unidade visual inicialmente criada, diferenciadas pelas cores e elementos gráficos. Todas elas produzidas com sete ingredientes em comum: água, malte, trigo, lúpulo, levedura, a mão do cervejeiro e o designer gráfico responsável pela marca, que por sinal é este que vos escreve.

 

Prosit!

 

<?php echo do_shortcode(‘

‘); ?>

Noticias Relacionadas

Comentários

Comentários

Fábio Guimarães on FacebookFábio Guimarães on Instagram
Fábio Guimarães
- Designer gráfico, fotógrafo e cervejeiro caseiro. Criou a marca BEER Comunicação e Design e desde 2010 vem atuando para o segmento das cervejas artesanais.
- Colaborador editorial deste Portal, escrevendo sobre design gráfico empregado no meio cervejeiro.

http://www.beercd.com.br

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme

Pin It on Pinterest