Circuito da Cerveja em S. J. dos Pinhais

A cidade de São José dos Pinhais, aproveitando o bom momento do mercado cervejeiro artesanal nacional e local, sai na frente para transformar o município no Circuito da Cerveja. A ideia é de autoria dos vereadores Dr. Ido, Nina Singer e Professor Assis e foi apresentada no dia 2 de outubro último em reunião no gabinete do prefeito, Toninho Fenelon. O projeto de Lei que segue para câmara, deverá ser votado ainda este mês e tem como objetivo transformar o município em referência nacional na produção de cerveja artesanal.

Os números são favoráveis e apontam para um cenário de grande potencial para as microcervejarias na região. Hoje o estado do Paraná destaca-se na 5a colocação com mais cervejarias artesanais no país e segundo levantamento, a região conta com várias empresas do setor em operação.

 

Reunião no gabinete do prefeito (Crédito Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

“Esse projeto é um investimento interessante para o Município e todos vão ganhar com isso; tanto a classe empresária quanto os cidadãos. Estaremos a disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou o prefeito, Toninho Fenelon.

Para incrementar ainda mais o Circuito da Cerveja na região, será criado uma associação para promoção, divulgação e comercializando da produção dos 200 mil litros/mês, fabricados pelas microcervejarias. O objetivo do projeto visa também a geração de novas frentes de trabalho e automaticamente o desenvolvimento econômico da cidade.

”Para ser empresário é preciso ter coragem. E, com esse projeto, esperamos que o Município volte a crescer”, explicou um dos criadores do projeto, vereador Dr. Ido.

Algumas estatísticas sobre o consumo de cervejas foram apresentados na reunião, atestando o bom momento das artesanais. A cerveja tem representatividade de 1,6% do PIB (produto interno) e o país configura-se na quinta colocação no ranking mundial no consumo de cerveja. No ano passado, o setor fechou um faturamento próximo dos R$ 80 bi e uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2013,  aponta que 64% dos entrevistados preferem o produto cerveja para consumir.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais Giam Celli (Indústria, Comércio e Turismo), Milton Talamini Cardoso (Finanças), Augustinho Michalizen (Governo e chefe de Gabinete) o diretor da Secretaria de Comunicação, Anderson Baggio, servidores municipais representando as secretarias de Finanças, de Urbanismo e de Indústria, Comércio e Turismo, além de representantes do vereador Ido e de sete cervejarias, Sapopemba, Irônica, Ogre Beer, Idolatria, Nut Bier, Ol Beer e República de Curitiba Cervejaria.

 

(Informação extraída da matéria original veiculada no site da Prefeitura de São José dos Pinhais. Crédito fotos da matéria – Sílvio Ramos/PMSJP) 

 

Noticias Relacionadas

Comentários

Comentários

Américo Rabelo
Publicitário e criador do Portal Love Beers

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme

Pin It on Pinterest