Dia Internacional da Cerveja é celebrada no Vale da Cerveja em Santa Catarina, uma região que produz 1,4 milhão de litros de cerveja, abriga a Capital Brasileira da bebida e é pioneira no estilo Catharina Sour.
Nesta primeira sexta-feira de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional da Cerveja, uma bebida que tem papel fundamental na confraternização entre amigos e nas celebrações da vida. Mas há uma região catarinense que tem ainda mais motivos para comemorar: o famoso Vale da Cerveja.
Localizado no entorno de Blumenau (SC), o Vale do Itajaí reúne 14 municípios em torno de uma associação de cervejarias que impulsionam a produção e a cultura cervejeira na região. Blumenau, por sua vez, é oficialmente reconhecida como a Capital Brasileira da Cerveja desde 2017, em razão da sua relevante contribuição para o setor cervejeiro.
Dia Internacional da Cerveja e a pujante produção cervejeira do Vale
Com um total de 16 cervejarias associadas, a região do Vale da Cerveja produz mensalmente cerca de 1,4 milhão de litros da preciosa bebida. Além disso, estima-se que mais de 40 estabelecimentos relacionados ao universo cervejeiro estejam presentes nessas cidades, abrangendo desde as próprias fábricas até os charmosos brewpubs, maltearias artesanais e outros empreendimentos.
Larissa Schmitt, presidente da associação que reúne as cervejarias da região, destaca que além da quantidade de produção, o diferencial do Vale da Cerveja reside na rica história e no vasto conhecimento sobre a bebida. A região abriga o renomado Museu da Cerveja, que conta a fascinante relação dos imigrantes colonizadores com a produção caseira da bebida, bem como o impacto que a cerveja possui na atual realidade da região.
Outro destaque é a Escola Superior de Cerveja e Malte, a única instituição de ensino superior da América Latina dedicada ao estudo e aprimoramento das técnicas cervejeiras. Graças ao conhecimento técnico produzido nesta instituição, profissionais qualificados estão fazendo a diferença no segmento cervejeiro em todo o mundo.
Reconhecimento e história em cada rótulo
Com mais de 130 rótulos diferentes produzidos pelas 16 cervejarias do Vale da Cerveja, não é apenas o sabor que chama atenção, mas também os inúmeros prêmios e reconhecimentos. Os rótulos da região já conquistaram mais de 250 premiações nacionais e internacionais, destacando a qualidade e a dedicação dos mestres cervejeiros locais.
Um fato curioso é que o primeiro estilo brasileiro de cerveja, a Catharina Sour, teve sua origem em Santa Catarina. Esse estilo, reconhecido pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) em 2018, nasceu de uma colaboração entre cervejeiros que buscavam criar uma cerveja que representasse o Brasil tanto no aspecto climático (sendo refrescante) quanto na diversidade (com a adição de frutas). Atualmente, o Vale da Cerveja produz mais de 10 receitas diferentes deste estilo inovador.
Uma terra de tradição e inovação cervejeira
O Vale da Cerveja em Santa Catarina é, sem dúvida, um lugar que vale a pena conhecer para apreciar a riqueza cultural e cervejeira que a região oferece. Com sua produção expressiva e rótulos premiados, a região se destaca como uma referência no mundo cervejeiro, trazendo a história e a inovação de mãos dadas em cada gole. Ao brindar nesta data especial, levantemos nossos copos em homenagem ao Vale da Cerveja e à celebração internacional desta bebida que é muito mais do que apenas uma bebida: é uma experiência que une pessoas e culturas ao redor do mundo. Saúde!
Conheça o Vale da Cerveja – Vale Europeu SC
Blumenau
Maior cidade do Vale Europeu, Blumenau é conhecida como Capital Brasileira da Cerveja e abriga também a maior festa alemã das Américas – Oktoberfest Blumenau. O recém revitalizado Museu da Cerveja é um dos principais atrativos para quem aprecia a bebida.
Gaspar
Conhecida como “Coração do Vale”, Gaspar reserva inúmeras belezas naturais e vem consolidando cada vez mais o seu cenário de cerveja artesanal com receitas de qualidade e super premiadas.
Indaial
Agraciada por áreas verdes abundantes, Indaial é rodeada por lindas paisagens. Seja de bicicleta, a pé ou de carro, a cidade reserva momentos agradáveis ao ar livre e em contato com a natureza.
Pomerode
Conhecida como cidade mais alemã do Brasil, Pomerode reúne atrações que encantam a todos os gostos e estilos. Restaurantes, parques e museus compõem um cenário perfeito para explorar suas belezas.
Timbó
Conhecida como a Pérola do Vale, Timbó possui uma ótima estrutura e riqueza natural, unificando beleza e qualidade de vida. A paisagem bucólica da área urbana e rural é um convite ao cicloturismo, as caminhadas, passeios ao ar livre ou quem sabe aventuras mais radicais como o voo livre e o salto de parapente.
Fonte: Melz Assessoria