Descubra como se tornar um especialista em avaliação sensorial de cervejas com o curso online Beer Sensory, desenvolvido pela equipe de cientistas sensoriais do Science of Beer Institute. Este curso exclusivo foi criado para capacitar profissionais da área cervejeira em habilidades técnicas e sensoriais, utilizando critérios científicos.
O que vamos ver no artigo
O que é o curso Beer Sensory?
O curso é realizado online, com aulas ao vivo e atividades interativas síncronas, gravadas para revisão posterior, e duração de 6 meses. Além disso, os alunos receberão kits práticos de estudo para realização das aulas e atividades.
A metodologia do curso é dividida em 10 módulos que abrangem os sentidos humanos, percepção multissensorial, olfato e aroma, introdução à análise sensorial, gestão sensorial, química dos sabores e aromas, diferentes tipos de acidez e aromas provenientes da fermentação e maturação, amargor e aromas de lúpulo e cervejas lupuladas, contribuição do uso de madeiras para cerveja e como criar boas avaliações sensoriais em concursos.
O curso é destinado a diversos profissionais da área cervejeira, como sommeliers de cervejas, mestres em estilos, cervejeiros e profissionais da área, jurados, avaliadores, apaixonados por ciências sensoriais e para quem tem sede de conhecimento.
Através das aulas online, o corpo docente composto por diversos nomes da ciência e da cerveja, unem todo o conhecimento sobre as duas áreas de uma forma prática e acessível para o aluno.
Além disso, o curso disponibiliza materiais didáticos exclusivos desenvolvidos especialmente para o curso online e, como parte da avaliação, o aluno terá a oportunidade de enviar suas cervejas para serem avaliadas pelos professores do curso.
Com uma metodologia Beer Sensory aplicada nas aulas, o curso ensina como avaliar cervejas utilizando critérios científicos e sensoriais, capacitando profissionais da área em nível de Proficiência em Habilidades de Avaliação/gestão sensorial.
Os kits práticos de estudo enviados aos alunos incluem materiais para avaliação sensorial de 5 sabores On e Off Flavors, o que permite ao aluno praticar as técnicas ensinadas durante o curso.
Inscreva-se no curso Beer Sensory e desenvolva habilidades técnicas e sensoriais, aprendendo a avaliar cervejas utilizando critérios científicos e sensoriais de forma prática e acessível.
Como vai acontecer?
O Beer Sensory é um curso online com envio de kits práticos de estudos em que a ideia é capacitar e certificar os profissionais da área da cerveja em nível de Proficiência em Habilidades de Avaliação/gestão sensorial.
Aulas ao vivo no modelo remoto com atividades síncronas e interação por meio de perguntas na plataforma de ensino de aula.
As aulas ficam gravadas por 6 meses.
Módulos do curso:
- Os sentidos do corpo humano e suas influências no comportamento.
Fisiologia dos órgãos dos sentidos de gosto, olfato, visão, audição e tato e sua importância na análise sensorial.
- Neurociência e percepção multisensorial aplicada ao setor de bebida.
Percepção crossmodal e percepção multisensorial com aspectos da neurociência.
- Olfato e aroma e prática.
Mecanismos fisiológicos do olfato, famílias olfativas e exercícios olfativos para melhorar a percepção e descrição.
- Introdução à análise sensorial.
Histórico, importância, conceituação e principais aplicações da análise sensorial na avaliação da qualidade de alimentos. Características de um laboratório de análise sensorial. Planejamento dos testes, preparo das amostras, elaboração de questionários e fichas de avaliação. Correlação entre os resultados de avaliações sensoriais e de outros métodos de análise.
- Gestão sensorial e química dos flavors e como avaliar uma cerveja por diferentes métodos.
Como funciona a ferramenta e como aplicar. Conceito dos principais compostos positivos e negativos.
- Química dos Sabores e Aromas.
A química por trás dos sentidos. Características químicas das substâncias que impressionam nossos sentidos. Fatores da química que influenciam na percepção gustativa e olfativa. Olfato e paladar como instrumentos para avaliação de substâncias químicas.
- Diferentes tipos de acidez e aromas provenientes da fermentação e maturação.
Como são formados os principais ácidos em diferentes processos e como identificar sensorialmente cada um.
- Amargor e Aromas de lúpulo e cervejas lupuladas.
Contribuição sensorial e léxico de diferentes tipos de lúpulos aplicados ao perfil de sabor e aroma.
- Contribuição do uso de madeiras para cerveja.
Estrutura e composição gerais de madeiras utilizadas para tonelaria. Reações bioquímicas decorrentes do envelhecimento de cervejas em contato com madeira.
- Como criar boas avaliações sensoriais em concursos.
Critérios e metodologias para avaliação e descrição sensorial em concursos, provas e painéis.
Para quem se destina o Curso?
1. Sommelier de cervejas
2. Mestre em estilos
3. Cervejeiros e profissionais da área
4. Jurados, painelistas e avaliadores
5. Apaixonados por ciências sensoriais
6. Para quem tem sede de conhecimento!
Abordagens
Aulas online e ao vivo, através de plataforma digital, que ficam disponíveis para acesso por até 6 meses
Assistas as aulas de onde estiver e reveja o conteúdo quantas vezes for preciso.
Metodologia Beer sensory, aplicada nas aulas para avaliação do alunos.
Materiais didáticos exclusivos desenvolvidos para o curso online.
Avaliação, junto com os professores, das cervejas enviadas em seu kit.
O corpo docente composto por diversos nomes da ciência e da cerveja, unindo todo o conhecimento sobre as duas áreas, de uma forma prática e acessível.
Você vai gostar também de:
Materiais entregues nas suas casas
1. Kit para Avaliação sensorial de 5 On e Off Flavors
2. Kit para Avaliação sensorial de 4 estilos de cerveja
3. Kit para Avaliação sensorial de gostos básicos
4. Kit textura e sensação de boca
5. Kit degustação chocolates
6. Os primeiros 10 alunos ganham um kit do aroma sensory training
Carga Horária
Horário: 20h00 às 22h00
Carga horária: 32 h/a
2x por semana (segunda e quarta)
Com quem vai aprender no Beer Sensory?
Randy Mosher: Escreve sobre cerveja e fabricação de cerveja desde 1989 e é autor de três livros sobre cerveja e fabricação de cerveja: The Brewers Companion (Alephenalia Publications, 1991), Radical Brewing (Brewers Publications, 2004) e Tasting Beer (Storey Publications, 2009), que abrange os aspectos sensoriais e estilísticos da cerveja. Mosher é membro do corpo docente do Siebel Institute, a escola cervejeira mais antiga da América. Ele escreveu para quase todas as revistas relacionadas à cerveja e fala para entusiastas da cerveja e audiências cervejeiras em todo o mundo. Mosher também é designer gráfico, especializado em branding e negócios de embalagens para cervejarias artesanais americanas e internacionais, o que lhe dá uma visão privilegiada única da indústria.
Dr. Felipe Reinoso: Doutor em ciências da Engenharia (Vrije Universiteit Brussel) e Psicologia (KU Leuven). Experience designer, com foco na influência dos sentidos em processos de percepção multimodal e comportamento.
Dra. Kátia Jorge: Graduação em engenharia química, mestrado em bioquímica e doutorado em ciência de alimentos, além de mestre cervejeira e sommelier de cerveja. Ainda encontra tempo para preparar algumas cervejas e participar como juiza profissional em competições de cerveja.
Dra. Amanda Reitenbach: Doutora em engenharia química e mestre em engenharia de alimentos. Atualmente faz pesquisas focadas em estudos multisensoriais focados em bebidas e neurogenética das percepções sensoriais.
Dra. Hellen Maluly: Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, especialização em toxicologia, Mestrado em Farmacologia e Doutorado em ciência de alimentos. Professora de análise sensorial e química de alimentos.
Dra. Gabriela Müller: Graduação em Farmácia, mestrado em Biotecnologia e doutorado em Bioquímica, tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: bioquímica de leveduras, fermentações alcoólicas, controle microbiológico, genética de leveduras e enzimologia.
Ma. Camila Arcanjo: Possui graduação em Quimica,Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial, atuando principalmente nos seguintes temas: nível mínimo de qualidade e análise sensorial descritiva.
Ma. Pietro Santiago: Químico, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestrando em Química pela mesma universidade. Atua como professor de química, autor de material técnico e consultor técnico especializado. É Sommelier e técnico em produção cervejeira pela Science of Beer.
Ma. Ana Letícia: Cientista e tecnologa de alimentos pela Universidade federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em ciência de alimentos pela mesma universidade. Trabalha em bar de cervejas artesanais e atua como pesquisadora com enfoque em cervejas e análise sensorial.”
Sobre a instituição acadêmica cervejeira
O Science of Beer é uma instituição renomada que se dedica a formar pessoas qualificadas para atuar no novo cenário cervejeiro brasileiro. Por meio de cursos, workshops e consultorias para profissionais, eventos e estabelecimentos do setor, essa instituição tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de cervejas artesanais, que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.
Com mais de 10 anos de experiência no mercado, o Science of Beer é uma referência no ensino de cerveja em toda a América Latina. Já formou cerca de 30 mil alunos em diferentes estados do Brasil, além de contemplar outros países da região desde 2017.
Além disso, o instituto é responsável pela gestão e curadoria de grandes eventos de alta relevância para o mercado brasileiro, como o Beer Summit, e também promove concursos regionais, nacionais e internacionais, contribuindo para fortalecer a cultura cervejeira em todo o país. O Science of Beer tem êxito e credibilidade consolidados pelo comprometimento e bom relacionamento com o segmento, e é uma escolha confiável para quem busca se aprimorar na área de cervejaria.
Garanta sua vaga no Beer Sensory
O curso tem certificação internacional pelo Science of Beer e World Beer Academy e aulas internacionais terão tradução simultânea.
As aulas começam no dia 22 de Maio.